quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O primeiro dia

Fomos recebidos pelo pessoal da organização (todos voluntários, nenhuma recepcionista para enfeitar o local) e já encontramos o Rich Hillard e o Philippe Kruchten. Conversamos sobre a infra-estrutura do local (rede e velocidade) e o Philippe já nos avisou que o nosso workshop está programado para uma sala um pouco afastada do local do evento, onde deveremos ter uma conexão Internet com velocidade maior. Nossa meta é transmitir para o Brasil áudio e vídeo on-line do evento.

O evento possui uma série de sessões paralelas, especialmente na segunda e na sexta-feira.

Pessoalmente escolhi participar de um tutorial pela manhã (Evaluating a Service-Oriented Architecture) e de um Workshop à tarde.

O Workshop WRAD foi meu primeiro contato com um evento deste tipo. Tratava-se de uma espécie de Revisão Técnica Formal de um documento que propõe uma abordagem para revisar documentos de arquitetura.

O Workshop foi conduzido por Robert Nord, Rich Hilliard e Paul Clements. Muito esclarecedor participar de discussões neste nível. O Rich está participando do processo de revisão da norma ISO/IEC 42010:2007, sobre documentação de arquitetura e aproveitou para levantar questões sobre o próprio padrão.

É fascinante fazer parte de uma discussão envolvendo a elite do conhecimento em arquitetura de sistemas.

Nenhum comentário: